Holly Holm chutou Ronda Rousey com 50 libras de força, diz Ciência

Holly Holm acertou um chute de pé esquerdo e nocauteou Ronda Rousey no segundo round na categoria galo, luta entre mulheres do UFC, durante o evento UFC 193 em 15 de Novembro, 2015, em Melbourne, Austrália.

SIM, todo mundo estava prevendo que a lutadora de MMA invicta Ronda Rousey iria superar Holly Holm, mas não foi isso que aconteceu. Em vez disso Holm venceu a luta com um pontapé bem colocado na cabeça. Boom, Ronda foi para lona.

Do ponto de vista da física, o que podemos concluir a partir deste pontapé certeiro para a cabeça? Podemos estimar a força do impacto a partir deste golpe? Bem, sim, nós sempre podemos estimar algo, mesmo que isso requeira algumas suposições arrojadas. Isso nunca nos impediu antes; por que deveria me parar agora?

Deixe-me começar com um pouco de análise de vídeo. Se você procura por um tempo, você poderá encontrar o start do “chute”. Este ponto de vista é bom, desde que você possa ver todo o movimento horizontal do chute que Holly acerta no rosto de Ronda. Não é um vídeo perfeito (alguns problemas de frame rate), mas ele pode ser usado assim mesmo. Ao escalar o vídeo com base no comprimento da perna de Holly, eu concluo a seguinte trajetória para o seu pé.

Trajetória do pé e da cabeça.

graf

Caso você tenha perdido a luta (ou não tenha visto um dos bilhões de GIFs on-line), os dados azul mostram o pé movendo-se de canto superior direito para baixo à esquerda. A cabeça recua indo para cima e para a direita. Mas o quão rápido foi o pé? Usando os 3 pontos de dados que estão bem claros antes do golpe, podemos encontrar uma velocidade média pé de 6,3 m/s (14 mph) com um vetor de velocidade de (-5.85,2.39,0) m/s -isso será importante mais tarde. Além disso, o pé tem uma velocidade de recuo da (-1,26, -1.04,0) m/s. Notamos que esta análise não inclui o movimento do pé na direção vertical (inclusive porque não é visível nas imagens isso).

Mas e sobre a força? Primeiro, vamos pensar sobre o Princípio Momentum. Isto diz que a força resultante sobre um objeto é igual à sua taxa de variação do momento, o que podemos escrever como:

form

Saberemos a mudança na velocidade do pé, se pudermos obter valores para o tempo de impacto e a massa do pé, então obteremos um valor para a força que a cabeça exerce sobre a pé (de mesma magnitude que o pé exerce na cabeça). Para minha primeira estimativa, a grosso modo, da massa do pé é cerca de 1,2 kg, com base no peso de Holly de 134 libras, baseado em artigos sobre a distribuição de massa do corpo humano. Porem, realmente mais do que apenas seu pé que bate em Rousey. Que tal se usarmos uma massa de pé ajustado de 2,5 kg (apenas um palpite) para desta forma considerarmos a massa do resto de sua perna?

Agora, para o tempo de impacto. Poderíamos buscar uma melhor qualidade de vídeo para estimar isso. Parece que o pé estava em contato com o rosto por cerca de dois quadros. Com um período de tempo de 0,033 segundos, isto dá um tempo de impacto de cerca de 0,066 segundos.

Colocando tudo isso junto, percebemos uma força média durante o impacto com um valor de (173,9, -130,3, 0) Newtons e uma magnitude de 217 N (48,7 libras). Talvez isso possa não parecer muito, mas apenas consideremos os seguintes pontos:

• Esta é a força MÉDIA. Em algum momento durante essa interação, o pico de força poderia ser expressivamente maior.
• Pense em 50 libras. Pense em um cão de 50 libras. Pense em um cão de 50 sentando-se em sua cabeça. Agora, isso não parece tão divertido.

Lembre-se, esta é apenas uma aproximação grosseira destas forças de impacto. Seria errado dizer que a esta força era claramente o suficiente no golpe na cabeça de Rousey para derrotá-la. Vale o registro que eu ainda acho Rousey uma lutadora impressionante também.

Author: admin

0 Comentários

Envie uma Resposta

CONTATO

Envie agora sua mensagem e em breve retornaremos o contato.

Enviando

©2019 Copyright DicaGP.com.br é mais uma Ignição i9Startups.com

Curta e conheca a nossa Fun Page do iCarreias Online close[x]
Or wait 20 seconds
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account